quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Teatro no Zazou - 1º Espetáculo

Durante o Verão, tentámos fazer contactos para vários locais, desde bares, cafés, a escolas, teatros, auditórios, etc...
Um desses contactos bem-sucedidos foi o Bazar & Café Zazou, na Calçada do Correio, nº7, perto da Sé de Lisboa. Esse Café gostava que o nosso grupo apresentasse quinzenalmente, a partir de Outubro, vários eventos artísticos e culturais. Desde teatro, a contos, poesia, música, dança, de tudo um pouco. Apesar de ficarmos à mercê da quantidade e generosidade do público,este espaço tem servido para apresentar os eventos, angariar público, praticar e, sobretudo, filmar e fotografar para editar e, por fim, publicar na Internet o nosso trabalho. Bem sabemos como a nossa carreira, nesta área, vive sobretudo do Marketing, da divulgação, do espalhar a palavra, da imagem e dos meus de comunicação.
O primeiro evento que o Zazou pediu, para "abrir em grande", citando a D. Teresa, dona do estabelecimento, foi a peça já apresentada em Alfama, como escrito anteriormente, "E mais um copinho". Mudámos os actores, alterarmos algumas partes e acrescentámos outras. De um modo geral, a peça ficou mais curta, não só pelo tempo pedido de duração ser menor, como também o espaço não dava aso a certas cenas que em Alfama, em frente ao miradouro de S. Estevão, portanto ao ar livre, dava para fazer.

No primeiro dia a sala estava cheia, a remuneração foi boa e divertimo-nos imenso a fazer aquele trabalho. O contacto com o público é essencial e permite-nos uma maior liberdade e capacidade/ possibilidade de improvisação.

A primeira cena era um espantalho humano: Eunice como cabeça e o Miguel como braços, tronco e pernas. Escondido estava o Sérgio a cantar o fado Oiça lá, ó senhor vinho e boca da Eunice e os braços do Miguel mexiam-se, como se os braços e a voz fossem da Eunice.

A segunda cena foi o Sérgio, vestido de mulher, a fazer a rábula da Olívia Patroa e Olívia Costureira, rábula imortalizada pela actriz Ivone Silva. A personagem era patroa e empregada de si mesma e retratava humoristicamente as lutas entre empregados e patrões após a queda da ditadura, em Portugal.

Na terceira cena, Eunice e Miguel fazem um casal de mendigos bêbados, o Agostinho e a Agostinha (outra rábula imortal, conhecida pelo público mais velho e feita por Ivone Silva e Camilo de Oliveira). Cantando e rindo, maldiziam a crise que o país enfrentava (e enfrenta!).

De seguida, uma cena retirada da adaptação para teatro, do livro Os Possessos de Albert Camus, onde dois russos criticam a falta de interesse pela cultura e falta de vontade em trabalhar para a mesma. Esta cena foi feita por Sérgio e Eunice e já tinha sido introduzido no peça do Grupo, chamada Camoscas, que mais à frente falaremos, apesar de ser mais antiga.


Depois do intervalo, entraram quatro mulheres por todos conhecidas: Hermínia Silva (Eunice), Amália Rodrigues (Sérgio), Mariz (Miguel) e Kátia Guerreiro (Lígia). Quatro fadistas conhecidas, cada uma com o seu estilo e com a sua maneira de cantar, tão própria e tão boa para caricaturar teatralmente. Hermínia com todo o seu jeito brincalhão, corajoso, revisteiro, gingão. Amália, com a sua voz que tanto mudou ao logo do tempo, os seus braços abertos, a sua cabeça descaída para trás abanando e agradecendo. Mariza com o seu timbre único e a sua postura curvada para a frente e de queixo também avançado. E, por fim, Kátia Guerreiro, os seus dedos tão expressivos e a sua boca sempre mais torta para um dos lados . Todas marcam e triunfam na história do fado e foi uma maneira engraçada de as lembrarmos, com frases das mesmas, com diálogos que podiam ter acontecido entre elas e com alguns fados conhecidos, adulterando apenas a letra, para que se tornasse engraçado, algo que por norma é triste.

No fim, todos tirámos as perucas e os sapatos e cantámos o fado "Casa Portuguesa".

Foi uma noite bastante animada, onde todas as rábulas falavam de vinho e convidavam o público a beber, já que o café  serve bebidas ao longo dos espectáculos.

Possam vocês um dia vir ver-nos que com certeza nos vamos todos divertir muito! :)









Sem comentários:

Enviar um comentário